Avaliação psicológica ocupacional

A avaliação psicológica ocupacional faz parte da Saúde Ocupacional e é muito importante, pois consiste num procedimento que visa a analisar o indivíduo por meio de entrevistas, testes e/ou dinâmicas, e concluir por meio da identificação de diversos processos psicológicos que o compõem.

A avaliação psicológica ocupacional é determinada de acordo com a função que o funcionário exercerá e por meio dela, é possível identificar se o colaborador tem condições psicológicas e/ou perfil para desempenhar a atividade a que está se candidatando.

Presente nas Normas Regulamentadoras que envolvem a Medicina Ocupacional e do Trabalho, a avaliação psicológica ocupacional é obrigatória para trabalhadores em Espaço Confinado (NR 33), em Altura (NR 35), Construção Naval (NR 34), com Inflamáveis e Combustíveis (NR 20) e Operação de Máquinas e Equipamentos. Nas demais áreas, a avaliação psicológica coupacional pode ser requisitada como exame complementar, ou em situações de ordem médica ou psíquica, e recomenda-se que seja feita, pelo menos, no exame admissional, de retorno ao trabalho e, também, a cada dois anos.

Avaliação psicológica ocupacional

Avaliação psicológica como fator de prevenção

A avaliação psicológica ocupacional é considerada como uma das formas de prevenção e cuidado com a saúde ocupacional e mental dos colaboradores. Além disso, ela também ajuda na redução dos riscos de acidentes laborais, absenteísmo e afastamentos.

Ainda no exame de saúde ocupacional, o psicólogo consegue extrair dados mais precisos sobre o trabalhador, levando em consideração alguns fatores como características emocionais, familiares, sociais, do próprio trabalho, entre outros. Além disso, na avaliação psicológica ocupacional, são avaliados também os históricos pessoal e ocupacional do indivíduo a partir da aplicação de testes psicológicos específicos que garantam a identificação de possíveis problemas, bem como sua prevenção e tratamento.

Mas, como é realizada a avaliação psicológica?

Realizada por psicólogos especializados em Medicina Ocupacional, avaliação psicológica da saúde ocupacional não requer nenhum tipo de preparo prévio. Justamente por isso, os dados coletados são reais, pois mostram a personalidade como ela é. E não como gostaria de ser mostrada.

Geralmente o resultado da avaliação psicológica ocupacional é obtido em até 1 dia útil e ele traz informações como a identificação dos riscos da função, de comportamento, de atitude, análise das condições de exposição ao risco, avaliação e apresentação de resultados.

Inicialmente a avaliação psicológica ocupacional começa com uma anamnese, ou seja, com uma entrevista que engloba várias perguntas sobre a história de vida do paciente, de acordo com vários aspectos, como histórico de doenças, rotina, dinâmica da família, trabalho, entre outros detalhes de sua vida pregressa. Dessa forma, o médico consegue identificar informações sobre a vida do entrevistado, sobre suas emoções, impulsividade e outras características essenciais para dar início ao diagnóstico.

Os testes psicológicos são aplicados de acordo com o tipo de função que o colaborador exercerá dentro da empresa. Entre eles podemos ter o IFP (Inventário Fatorial de Personalidade), de Atenção Concentrada, Palográfico, Teste Quati, PMK (Psicodiagnóstico miocinético), testes de Raciocínio Lógico, entre outros.

Importância da avaliação psicológica ocupacional

A avaliação psicológica ocupacional é extremamente importante não somente na saúde ocupacional, mas na saúde mental. Assim como a medicina ocupacional não visa somente cuidar do aspecto da integridade física dos colaboradores, mas de uma forma geral.

É importante lembrar que todos os colaboradores tendem a sofrer com problemas psicológicos e suas causas podem ter os mais diversos motivos. Alguns sofrem pela extrema responsabilidade, por ambientes estressantes ou pelas longas jornadas de trabalho, outros pela falta de reconhecimento, e outros detalhes do dia a dia.

O contexto do dia a dia cada vez mais acelerado, com cada vez mais atividades pode gerar um desgaste físico e mental, que pode vir a desencadear de ansiedade, estresse ou depressão.

Por isso, é importante cuidar dos colaboradores desde o início da relação de trabalho.

Medsal – Diferenciais em saúde do trabalho e medicina ocupacional

A Medsal trabalha com profissionais altamente qualificados a prestar um bom atendimento para o seu negócio.

Nossa equipe conta com os melhores médicos que atuam minuciosamente em todos os detalhes para que o seu negócio seja muito bem assessorado em qualquer necessidade e situação!

Nosso trabalho é realizado para que haja o total cumprimento da legislação que rege a medicina do trabalho. Por isso, orientamos nossos clientes com foco preventivo, o que nos diferencia de outras empresas que atuam no mercado. Acreditamos que a empresa atendida pela Medsal consegue obter máxima produtividade com alta rentabilidade sobre os investimentos efetuados. Por isso, garantimos por meio do nosso trabalho, que o seu negócio possua atendimento de qualidade e total apoio aos procedimentos adequados. Tudo para que sejam cumpridos os objetivos dos serviços para os quais fomos contratados.

Alguma Dúvida?

Entre em Contato

Agende uma consulta agora mesmo!
Fale conosco.