Audiometria ocupacional

A audiometria ocupacional é um exame rápido, indolor e que está previsto pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios propostos pela NR-7

Seu grande objetivo é avaliar e detectar possíveis alterações auditivas como tipo e grau da perda auditiva do colaborador que trabalha diariamente exposto a ruídos.

Para que a audiometria ocupacional seja realizada com sucesso e de fato obtenha as respostas buscadas, é necessário repouso auditivo de no mínimo 14 horas além da compreensão do teste para que as respostas aos sons apresentados sejam adequadas.

Audiometria ocupacional

Quando a audiometria ocupacional deve ser realizada?

Devido preocupação com a saúde do colaborador, é recomendado que se realize a audiometria ocupacional tanto na admissão do funcionário, quanto seis meses após a contratação, anualmente e também na demissão.

Isso porque, é importante acompanhar e manter um histórico do colaborador e, caso seja detectado qualquer problema auditivo, a empresa pode adotar medidas que evitem o agravamento da sua audição, bem como suas consequências legais provenientes de possíveis processos trabalhistas.

Quem realiza a audiometria ocupacional?

Todo e qualquer exame de audiometria deve ser feito somente por um fonoaudiólogo ou médico, ou seja, deve ser realizado somente por profissionais legalmente habilitados.

Dessa forma, todo colaborador que trabalhe em ambientes com ruídos deve ser submetido ao exame e acompanhamento, a fim de evitar problemas que possam causar a perda definitiva da audição.

Qual é a importância de fazer audiometria com frequência?

É natural que com o passar os anos a audição seja perdida, porém, geralmente as pessoas não descobrem quando isso acontece. Isso porque, elas costumam fazer exames oftalmológicos e check-ups cardiovasculares com frequência, mas se esquecem totalmente de verificar a audição.

Dessa forma, vale lembrar que a recomendação dos especialistas em audiologia recomendam que exames auditivos sejam realizados pelo menos uma vez ao ano, para que seja possível monitorar como está a audição é também verificar se há alguma perda auditiva, e caso a resposta seja positiva, ela seja tratada o mais rápido possível.

Na maioria dos casos, a perda auditiva vai avançando aos poucos e os pacientes demoram muito para percebê-la. Tanto que, geralmente, as pessoas diagnosticadas com perda ou problemas auditivos demoram cerca de sete anos para procurar ajuda.

Isso porque, elas verificam toda a saúde de forma tradicional e deixam detalhes importantíssimos, como a audição de lado, conforme já citado anteriormente.

Medsal – Diferenciais em saúde do trabalho e medicina ocupacional

A Medsal trabalha com profissionais altamente qualificados a prestar um bom atendimento para o seu negócio.

Nossa equipe conta com os melhores médicos que atuam minuciosamente em todos os detalhes para que o seu negócio seja muito bem assessorado em qualquer necessidade e situação!

Nosso trabalho é realizado para que haja o total cumprimento da legislação que rege a medicina do trabalho. Por isso, orientamos nossos clientes com foco preventivo, o que nos diferencia de outras empresas que atuam no mercado. Acreditamos que a empresa atendida pela Medsal consegue obter máxima produtividade com alta rentabilidade sobre os investimentos efetuados. Por isso, garantimos por meio do nosso trabalho, que o seu negócio possua atendimento de qualidade e total apoio aos procedimentos adequados. Tudo para que sejam cumpridos os objetivos dos serviços para os quais fomos contratados.

Alguma Dúvida?

Entre em Contato

Agende uma consulta agora mesmo!
Fale conosco.