Exame para retorno ao trabalho
Retornar ao trabalho é uma das principais expectativas do trabalhador que estava em férias ou em licença, ou algum tipo de afastamento.
Porém, é importante lembrar que, o colaborador ao retornar, precisa ter acompanhamento e orientação médica.
Isso porque, ter plenas condições para voltar ao trabalho é extremamente importante não somente para o colaborador, mas para a empresa também, que pode ser poupada de questões trabalhistas.

Mas, o que contém o exame de retorno ao trabalho?
O exame de retorno ao trabalho é realizado a partir de uma avaliação médica ocupacional, que geralmente é realizada pelo médico de saúde ocupacional.
Extremamente importante, o exame de retorno ao trabalho basicamente consiste em realizar e deixar registrado uma anamnese ocupacional, que é um histórico de todas as empresas onde o candidato trabalhou.
Nesse histórico, são detalhados os tipos de atividades exercidas, a empresa onde trabalhou, o período entre a admissão e demissão, bem como a exposição a riscos ocupacionais e também a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
A anamnese clínica também é uma pesquisa de doenças passadas e/ou presentes, acidentes, cirurgias, internações, alergias e uso de medicação por parte do colaborador.
São realizados também exames físicos, que têm o objetivo de verificar o estado geral de saúde do colaborador. Nele consiste análise da lucidez, hidratação corporal, palidez, orientação, coerência, freqüência e funcionalidade cardíaca e respiratória. Também são analisadas a tensão arterial, os desvios vertebrais, higidez de membros superiores e inferiores, além da visão, audição, entre outros.
Ainda no exame de retorno ao trabalho também são analisados os exames complementares, quando necessário, por exemplo, em casos onde haverá mudança de cargo, função ou atuação. Dessa forma, o colaborador poderá ser submetido à realização de exames como de audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, laboratoriais, espirometria.
Dessa forma, após a análise desses exames, é realizada a emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), que informa e atesta se o profissional está apto ou não a exercer a função para a qual está retornando.
Após realizados todos esses exames, é possível fazer com que o colaborador retorne ao local de trabalho com segurança e isso faz com que ele fique protegido, assim como a empresa em questão.
Medsal – Diferenciais em saúde do trabalho e medicina ocupacional
A Medsal trabalha com profissionais altamente qualificados a prestar um bom atendimento para o seu negócio.
Nossa equipe conta com os melhores médicos que atuam minuciosamente em todos os detalhes para que o seu negócio seja muito bem assessorado em qualquer necessidade e situação!
Nosso trabalho é realizado para que haja o total cumprimento da legislação que rege a medicina do trabalho. Por isso, orientamos nossos clientes com foco preventivo, o que nos diferencia de outras empresas que atuam no mercado. Acreditamos que a empresa atendida pela Medsal consegue obter máxima produtividade com alta rentabilidade sobre os investimentos efetuados. Por isso, garantimos por meio do nosso trabalho, que o seu negócio possua atendimento de qualidade e total apoio aos procedimentos adequados. Tudo para que sejam cumpridos os objetivos dos serviços para os quais fomos contratados.
Entre em Contato
Agende uma consulta agora mesmo!
Fale conosco.