Exames laboratoriais de trabalho
Quando se inicia uma nova jornada em uma empresa, é necessário que o colaborador execute alguns exames e testes de aptidão para determinada função.
Pois bem, para que se possa de fato saber se o colaborador está apto a exercer a função que lhe foi confiada, é imprescindível avalia-lo e para isso, algumas empresas, além do exame admissional realizam também alguns exames médicos.
Estes exames têm o objetivo de verificar e acompanhar a saúde do colaborador enquanto ele presta serviços para a empresa, a fim de monitorar suas condições físicas e mentais.

Mas, qual a importância desses exames laboratoriais de trabalho?
Todo exame é importante para de fato verificar e atestar como está a saúde do colaborador que está sendo contratado.
Com a realização desses exames, também é possível dizer se determinada doença é ou não decorrente do trabalho. Por isso, os exames médicos são imprescindíveis para esta análise, uma vez que, somente por meio deles, é possível apontar em que momento e por qual motivo ocorreu alguma doença.
Exames laboratoriais para a prevenção de doenças
Manter os colaboradores saudáveis deve ser uma prioridade da empresa, que deve, acima de tudo prezar pela saúde e integridade do seu time. Afinal, a maior riqueza de uma empresa é o seu capital humano.
Dessa forma, para que seja possível atuar na detecção e também na prevenção de doenças, alguns exames médicos se tornam obrigatórios.
Mas, o que diz a legislação sobre os exames laboratoriais?
A CLT versa que é necessário que a empresa mantenha um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que realize as obrigações determinadas por este programa, que são os exames médicos obrigatórios para colaboradores.
Sendo assim, é necessário que sejam feitos exames antes da contratação, durante o período contratado e, também, após a demissão.
O grande objetivo sobre a realização de tais exames é obter informações sobre como as atividades de trabalho afetam a saúde do colaborador. E a partir dessas informações é possível criar políticas de segurança e também medidas preventivas e corretivas contra doenças ocupacionais.
Vale lembrar também que o Ministério do Trabalho deve ser informado sobre o estado de saúde do trabalhador antes, durante e depois do contrato. Para isso, existe o PCMSO.
Quais são os exames laboratoriais previstos pelo PCMSO?
- Os exames médicos obrigatórios para os colaboradores são:
- Exame admissional;
- Exame periódico e complementar;
- Exame de mudança de função;
- Exame de retorno ao trabalho;
- Exame demissional.
Além destes, tem alguns exames complementares, podem ser solicitados de acordo com as implicações das funções dos colaboradores.
Entre os exames complementares, alguns exemplos são:
- Aparelho respiratório;
- Sistema nervoso;
- Aparelho cardiovascular;
- Cabeça e pescoço;
- Aparelho auditivo;
- Membros superiores e inferiores.
Além desses, outros exames complementares também podem ser solicitados de acordo com as implicações das funções dos colaboradores.
Medsal – Diferenciais em saúde do trabalho e medicina ocupacional
A Medsal trabalha com profissionais altamente qualificados a prestar um bom atendimento para o seu negócio.
Nossa equipe conta com os melhores médicos que atuam minuciosamente em todos os detalhes para que o seu negócio seja muito bem assessorado em qualquer necessidade e situação!
Nosso trabalho é realizado para que haja o total cumprimento da legislação que rege a medicina do trabalho. Por isso, orientamos nossos clientes com foco preventivo, o que nos diferencia de outras empresas que atuam no mercado. Acreditamos que a empresa atendida pela Medsal consegue obter máxima produtividade com alta rentabilidade sobre os investimentos efetuados. Por isso, garantimos por meio do nosso trabalho, que o seu negócio possua atendimento de qualidade e total apoio aos procedimentos adequados. Tudo para que sejam cumpridos os objetivos dos serviços para os quais fomos contratados.
Entre em Contato
Agende uma consulta agora mesmo!
Fale conosco.